quarta-feira, 12 de agosto de 2015

OS ARTILHEIROS BRASILEIROS DA BUNDESLIGA




Começa nesta sexta-feira a BUNDESLIGA,  o cada vez mais valorizado CAMPEONATO ALEMÃO,  maior média de público do futebol mundial, com incríveis 43.173 espectadores por partida na temporada 2014/2015.


A presença de jogadores do Brasil na organizada liga alemã, principalmente a partir dos anos 1990, se tornou constante em praticamente todas as posições, com ligeira vantagem para os atacantes nascidos aqui.

 Em 52 temporadas, apenas quatro brasileiros fecharam o ano como artilheiros da competição.

O primeiro a se tornar goleador da BUNDESLIGA foi AMOROSO.



Na título do BORUSSIA DORTMUND, em 2001/2002, o atacante nascido em Brasília e revelado pelo GUARANI, marcou 18 GOLS,  empatado com MARTIN MAX, do hoje decadente TSV MÜNCHEN 1860.

Na temporada seguinte, foi a vez de GIOVANE ÉLBER,



O londrinense nascido em 1972, saiu do interior do Paraná para se tornar um dos grandes ídolos do maior clube alemão: o poderoso BAYERN.

No time de Munique, se tornou o artilheiro do campeonato 2002/2003, com 21 GOLS, mas teve a companhia do dinamarquês THOMAS CHRISTIANSEN, jogador do pequeno BOCHUM.

ÉLBER é também o brasileiro com o melhor aproveitamento de gols na história da maior competição do futebol alemão.

Está em vigésimo lugar na lista dos maiores artilheiros, com 133 GOLS em 260 partidas, com as camisas do BAYERN e do STUTTGART e média de 0.511 por jogo.

O maior de todos é GERD MÙLLER. O baixinho que se tornou o terceiro maior artilheiro da história das COPAS, superado apenas por KLOSE e RONALDO, tem uma performance incrível como jogador do BAYERN:  365 GOLS em 427 jogos. Isto dá a fantástica média de 0.854 por partida.

Outro brasileiro que ficou famoso por balançar as redes em gramados alemães foi o AÍLTON.



O paraibano de Mogeiro, tem uma das trajetórias mais surpreendentes de um atleta brasileiro no exterior.

Começou a carreira no YPIRANGA de ERECHIM, no Rio Grande do Sul, passou pelo INTER, MOGI MIRIM,  GUARANI, SANTA CRUZ e TIGRES, do México, até desembarcar na ALEMANHA e virar herói pelo WERDER BREMEN.

Ninguém marcou mais gols do que AÍLTON na temporada 2003/2004 da BUNDESLIGA.

Foram 28 vezes que a redes balançaram com a marca do brasileiro, no último titulo do tradicional clube do norte alemão.

28 também é a marca do último brasileiro a se tornar TORSCHÜTZENKÖNIG do campeonato alemão: o paulista EDINALDO BATISTA LIBÂNIO, o GRAFITE.

.


Na temporada 2008/2009, seus gols levaram o modesto WOLFSBURG a seu único e surpreendente título.

E com o mais belo gol marcado por um jogador brasileiro em toda a história da BUNDESLIGA, na inesquecível vitória de 5 a 1 do time da terra da Volkswagen contra o gigante BAYERN.

https://youtu.be/YJIAHORk2Kc






Um comentário:

  1. Ailton... Cada gol que ele fez na Alemanha, seu queixo cresceu 0,00001 milímetro. Por isso, ficou assim. :)

    ResponderExcluir