sexta-feira, 23 de outubro de 2015

MEU TIO JOGOU COM PELÉ




Esta foto  está praticamente em todos os livros e documentários sobre PELÉ, apresentados e produzidos em várias partes do mundo.

Posso dizer que, pra  mim, a imagem é bem familiar.

O  segundo agachado, da esquerda pra direita, bem ao lado de PELÉ,  era meu tio VICTOR,  irmão de minha mãe, CLARICE.

Quando o pai de PELÉ,  DONDINHO, chegou a Bauru, vindo de Minas Gerais, para jogar no BAC (Bauru Atlético  Clube), foi morar ao lado da casa dos meus futuros avós. Não demorou muito para que houvesse uma aproximação entre as famílias.

Foi meu tio que convidou PELÉ  para fazer parte do RADIUM, o time de futebol de salão da foto, que em pouco tempo tornou-se uma sensação na cidade, com vitórias espetaculares e goleadas homéricas nos seus pobres adversários..

Dizem que meu tio era realmente muito bom de bola. Treinou no Corinthians, jogou no Juventus e depois em times do Paraná, como Londrina e Apucarana e também em pequenas equipes do interior paulista.

Uma grave contusão no joelho e um temperamento forte o impediram de prosseguir no futebol.

Me lembro uma vez,  em 1971, passava as férias de julho na casa do meus avós,  quando o carteiro chegou com um telegrama para o meu tio. Era da assessoria de PELÉ, que convidava  vários dos seus amigos de Bauru, para assistir com despesas pagas, a sua despedida com a camisa da seleção brasileira no Maracanã, contra a IUGOSLÁVIA,

Dez anos depois, quando fui morar em Bauru para trabalhar e estudar jornalismo, vez ou outra encontrava meu tio VICTOR no centro da cidade. Estava sempre rodeado de amigos, falando sobre futebol e com uma pasta onde levava os papéis de uma empresa de turismo do sul do país  para qual trabalhava.

Gostava de me apresentar para seus colegas como "meu sobrinho gremista" e me pedia para mostrar a carteira de sócio tricolor que sempre levava comigo.

Meu tio VICTOR foi bater sua bolinha lá em cima em 2002.

Conseguiu o que pouquíssimos conseguiram e muitos desejavam: jogar ao lado de PELÉ.

Hoje, no dia em que o mais famoso de todos os brasileiros completa 75 anos,  preferi lembrar de um amigo de infância do Rei.




Nenhum comentário:

Postar um comentário